O Youtube é o segundo no ranking com maior pesquisas logo a seguir ao Google. Esta rede é utilizada por milhões de utilizadores em todo o mundo para o consumo de informação e entretenimento. Por este motivo, à semelhança do que acontece com o seu site, é importante trabalhar o SEO no Youtube. Neste artigo explicamos como.
O que significa SEO para Youtube
SEO, acrónimo para Search engine optimization, é um conjunto de estratégias que visam melhorar o posicionamento de uma página nos motores de pesquisa.
Aplicado ao Youtube, o SEO são as estratégias de otimização de canais e de vídeos para que estes surjam no topo dos resultados de busca.
Como otimizar o SEO do Youtube
O Youtube tem um sistema de busca próprio com o objetivo de facilitar a pesquisa dos utilizadores por canais e vídeos. Damos-lhe 5 dicas para otimizar o SEO do Youtube e com isso obter uma melhor posição nas pesquisas.
- Comece por fazer uma pesquisa e levantamento de palavras-chave
As palavras chave são essenciais para o SEO do seu website mas também no SEO para Youtube. As palavras chave devem ser utilizadas em campos específicos como o título, as tags e a descrição. É através das palavras chave que o Youtube irá identificar o tema do seu vídeo e associá-lo às pesquisas dos utilizadores.
- Selecione palavras chave de acordo com o seu potencial de alcance
Após efetuar o levantamento das palavras chave selecione de acordo com o seu potencial de alcance e nível de concorrência. Por vezes palavras chave com muito alcance têm também muita concorrência e por esse motivo podem não ser a melhor aposta.
- Selecione com cuidado um título para o seu vídeo
Um dos campos mais importantes para o SEO do seu vídeo é o título. Escolha um título que seja esclarecedor e que incluam algumas das palavras chave previamente levantadas.
- Utilize tags nos seus vídeos
No Youtube as tags são essenciais para o rankeamento dos vídeos. O Youtube utiliza as tags para identificar os assuntos abordados no vídeo e indexá-lo. São também as tags que permitem que o seu vídeo apareça nas sugestões e recomendações de vídeos relacionados.
- Escreva a descrição do seu vídeo com algum critério
A descrição, à semelhança do título, é outro campo relevante para o SEO no Youtube. Esta descrição pode conter até 5000 caracteres pelo que a pode utilizar para transmitir informação com maior detalhe.