Pestanejamos três vezes e chegou Setembro, pelo menos é o que deve sentir toda a gente que esteve a ganhar bronze no verão do Algarve ou a congelar nas praias de Viana do Castelo. Eu sei que provavelmente a felicidade e esperança na humanidade não abunda no regresso ao trabalho e por isso mesmo, decidi trazer a coach amadora que há em mim para melhorar um pouco o mood.
O que começou por ser uma brincadeira de amigos, de querer experimentar diferentes tipos de gin, levou António numa extensa pesquisa pelo processo de criação de gin. Apesar de ter percebido ao longo do processo que muitas marcas internacionais utilizavam para o processo o alambique português, não havia possibilidade de investir num, e é aqui a parte da história que mais me encantou.
Como um verdadeiro português, António não desistiu, arregaçou as mangas e transformou uma panela de pressão que tinha em casa num improvisado alambique que lhe permitiu testar e afinar receitas.
Quanto a vocês não sei, mas eu acho que isto merecia uma nova versão da música do Quim Barreiros. Porque António é efetivamente um mestre do Gin!
Começou por vender aos amigos, depois aos amigos dos amigos e hoje tem uma destilaria com mais de 10 funcionários. Produzem várias receitas de gin, das quais destaque para o original e o blue magic, que altera a sua cor quando entra em contacto com a água tónica.
A marca Sharish tem uma história inspiradora, mas mais importante do que isso, sabe bem como contá-la. Mantém o processo de embalamento manual, a grande maioria da produção destina-se à exportação e tem a única destilaria visitável da Europa. Faz visitas gratuitas diárias e o próprio edifício é rico em detalhes que não deixam esquecer a marca, desde as portas na forma da garrafa à sinalética do wc.

Tive o prazer de visitar Reguengos de Monsaraz em plena festa da cidade e foi incrível ver o orgulho de todos os habitantes na marca. Nunca pensei ver mais pessoas a beber gin do que cerveja e foi encantador. Se estiverem de passagem pelo Alentejo, recomendo vivamente a visita ao espaço e, claro, experimentem um gin Sharish que prima pela utilização dos aromas algarvios.
Para quem queira saber mais informações sobre a história da marca, recomendo vivamente a reportagem da Imagens de Marca da Sic Notícias.
E claro, deixo-vos o acesso ao website da marca, bem como às redes sociais.