Numa época onde o politicamente correto vence qualquer discussão, onde somos bombardeados com informações novas e emergentes a cada segundo e onde as letras do LGBT+zansjsaisj aumentam todos os dias, mesmo quando ainda não sabiamos o significado das anteriores, fica difícil acompanhar tudo.
Face a este crescente há dois tipos de marcas:
Aquelas que viram camaleões a tentar incorporar todas as causas e mais algumas na sua comunicação, mais parecendo a feira da ladra. Tem tudo e muito pouca coisa original…
E as outras que nos tiram as ideias que ainda nem conseguiamos desenvolver. Que vão diretas ao nosso coração e representam todo o turbilhão de caos informacional que para aqui vai, mesmo que até, concordemos com a informação que nos é dada.
Enquanto vivia um desses dias de caos vi uma publicidade que foi um espelho imediato do que eu sentia, mesmo sem saber. E pela primeira vez dei por mim a fazer refresh no website só para voltar à publicidade e ver uma nova versão daquela narrativa.
Foi fresco.
Foi revigorante.
Foi uma ida ao spa ali num espaço de 3 minutos.
Falo-vos do Burger King, com a campanha “Tempos Confusos”:
Porque afinal ainda é válido sentir confusão no início de cada informação nova que nos é apresentada, ainda é válido surgirem-nos questões sobre isso. O papel de quem acha tudo uma valente confusão não é exclusivo dos avós. Ainda é válido não ter opiniões 100% formadas, 100% fechadas e 100% validadas pelos tudólogos da vida.
Afinal podemos assistir a publicidade de produtos vegetarianos sem cair na caixa dos vegans, na caixa dos ambientalistas, nem na caixa dos saudáveis. Podemos não pertencendo a nada disso experimentar simplesmente um hambúrguer de origem vegetal saboroso. Sem complicações, sem confusões, sendo o mote do anúncio em si a verdadeira antítese do que ele representa.