Tu já és uma marca mesmo que não estejas a geri-la!

Os desafios do mundo profissional como o vivemos hoje, fortemente marcado pela globalização, pelo uso massivo das redes sociais e pela diferença dos objetivos profissionais da geração millennial e pós millennial criaram um novo paradigma da persona profissional. 

Os modelos de carreira são, no novo paradigma, cada vez mais responsabilidade do ser individual e menos das empresas. A descentralização de progressão de carreira numa só empresa, e centralização da mesma em várias hipóteses definidas e desenhadas pelo profissional, fizeram crescer a necessidade de trabalhar a pessoa enquanto marca e a isto chama-se de personal brand

É exigido hoje muito mais a qualquer trabalhador do que simplesmente ter os requisitos necessários e apresentar-se a uma entrevista de emprego. Estas alterações têm tornado o ambiente empresarial cada vez mais competitivo, sendo assim necessário que cada trabalhador se destaque.

Definir uma estratégia de gestão da marca pessoal (ou personal branding) tornou-se uma vantagem competitiva no mercado de trabalho, não só para quem presta serviços diretamente ao cliente final, mas também para quem trabalha por conta de outrem e pretende fazer uma gestão de carreira autónoma aumentando as possibilidade de troca da entidade empregadora.

Todos nós somos já uma marca mesmo que não façamos uma gestão orientada da mesma. A marca pessoal nada mais é do que a percepção que o outro têm de nós e não o que nós realmente somos. O que o personal branding faz é ajudar a construir no outro determinada percepção sobre nós, determinado posicionamento com o objetivo de atingir determinados objetivos pessoais ou profissionais.

Personal branding

Como é que o personal branding pode contribuir para a evolução de uma carreira profissional?

Quando trabalhamos a gestão estratégica da nossa marca pessoal estamos a posicionarmo-nos no mercado da forma que queremos ser vistos e lembrados. Através do reforço das nossas qualidades e diferenciais conseguimos construir uma reputação antes mesmo de falarmos diretamente com clientes, parceiros de negócios ou mesmo agentes de recrutamento. 

Quando trabalhamos a presença e comunicação da marca estamos a posicionarmo-nos como autoridade de determinado campo de atuação, ampliando o alcance da nossa mensagem sem que seja necessário o envio de um cv ou o agendamento de uma reunião para que alguém tenha uma percepção nossa enquanto autoridade. Claro que estes contactos diretos devem continuar existir, mas com uma correta aplicação do personal branding existirá um prévio conceito sobre a marca que aumentará as hipóteses de indicação, convites quer para entrevistas, palestras ou procura direta de potenciais clientes.

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