Uma imagem vale mais do que 1000 palavras?

Valerá uma imagem mais do que 1000 palavras?

Fomos habituados a ouvir esta frase no leque de ditados e verdades assumidas pela sociedade mas estará esta frase desactualizada? 

Diz-se que uma imagem vale mais do que 1000 palavras quando se quer dizer que:

  • Uma imagem transmite mais informação em menos tempo
  • Transmite mais informação do que mil palavras

e aqui, mil é uma referência apenas. 

A verdade é que as imagens têm na sua grande maioria um cariz preciso e concreto. Se virmos uma fotografia de um cavalo castanho, fica claro para todos qual o aspeto do cavalo e qual o tipo de castanho. Ao passo que, quando descrevemos um cavalo castanho, deixamos muitos pontos à imaginação de quem ouve. A fala como a escrita, tem um cariz ambíguo na medida em que permite a cada ouvinte imaginar o elemento descrito à sua semelhança, e à semelhança das referências que tem. Se eu só tiver visto até então cavalos bebés, certamente que irei imagina o cavalo como sendo bebé. Por este prisma, a afirmação dá-se como verdadeira, uma imagem é efectivamente mais valiosa quando o objetivo é representar algo físico, consegue claramente representar milhares de detalhes nunca possíveis por palavras (pelo menos com tão poucas).

Se desde o surgimento das primeiras representações visuais, ilustrações e mesmo fotografias, era verdade que uma imagem valia mais do que 1000 palavras, mas será que esta frase continua válida nos tempos actuais?

Actualmente qualquer fotografia por mais nitidez e qualidade que tenha, por mais exatidão aparente, pode tratar-se de uma montagem. Com as ferramentas que temos entre mãos e que deixaram de ser do núcleo especialista, qualquer pessoa consegue mudar a cor do carro, colocar-se em segundos à frente do Machu Picchu e tornou-se muito difícil, e isto sim trabalho de perito detetar uma edição. 

Podemos então considerar que uma imagem vale hoje mais do que mil palavras? Podendo considerar que o nosso grau de confiança numa imagem seja em muito superior ao grau de confiança em algo que nos seja contado? Maomé dizia que só acreditava que visse, mas podemos nós dizer o mesmo? 

É facto que uma imagem contínua perentoriamente a ter a capacidade de representar muito mais informação do que quaisquer mil palavras. Porém, com um grau de mentira e de construção de uma inverdade muito mais eficaz do que qualquer conjunto de mil palavras. Assim sendo, no que ficamos?

Partilhe Este Artigo:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

Deixe O Seu Comentário

Artigos Relacionados:

Produtividade

Distrações que impedem a produtividade e como as evitar

A realidade é que o nosso dia de trabalho é um campo minado de distrações. Seja por infindáveis notificações de e-mail, colegas tagarelas ou tentações que espreitam a cada esquina, a produtividade fica em cheque e a sensação de que se poderia ter feito mais é uma constante.

Receba Conteúdos Exclusivos

Receba Semanalmente s melhores conteúdos sobre marketing, vendas, web e empreendedorismo.