Já ouviu falar em user generated content? Esta é uma das estratégias de marketing apontadas como tendência para 2022. Neste artigo explicamos em que consiste e como utilizar.
O que significa User generated content
User generated content (UGC) é um termo que surgiu pela primeira vez no meio digital em 2005 quando a internet começou a ser amplamente utilizada e democratizada. UGT consiste em nada mais nada menos do que conteúdo que é produzido pelos utilizadores. Ou seja, quando aplicado ao marketing consiste no conteúdo gerado pelo utilizador sobre uma determinada marca.
Numa fase inicial, o UGC estava muito na base dos comentários e reviews polarizado nas redes sociais e outras plataformas digitais das marcas como por exemplo as lojas online. Nos últimos anos, veio ganhar popularidade com o crescimento do marketing de influência e dos influenciadores digitais.
Hoje em dia, o UGC é amplamente valorizado pelos consumidores que tendem a confiar mais na palavra de consumidores reais. Por este motivo as marcas têm vindo a adotar estratégias promotoras da partilha e desenvolvimento deste tipo de conteúdo gerado pelo consumidor.
Vantagens do User generated content
A utilização de UGC na sua estratégia de marketing tem várias vantagens entre as quais as que se seguem.
- Traduz credibilidade para a sua marca
O conteúdo gerado por outros consumidores é mais valorizado e tem um grau de elevada importância na tomada de decisão. Por exemplo, o impacto de um comentário negativo de um consumidor é superior a qualquer comunicação feita pela marca. O mesmo se aplica quando o conteúdo é positivo.
- Baixo investimento
A produção de conteúdo é um dos grandes investimentos em marketing digital para a maioria das empresas. A utilização de UGC na sua estratégia permite reduzir drasticamente o investimento nesta produção de conteúdo.
- Recebe insight valiosos
Ao dar espaço aos seus clientes para fazerem parte da sua marca e contribuírem com conteúdo abre a porta a feedbacks que se podem traduzir em novas ideias e visões importantes para o seu negócio.