User generated content

Já ouviu falar em user generated content? Esta é uma das estratégias de marketing apontadas como tendência para 2022. Neste artigo explicamos em que consiste e como utilizar.

O que significa User generated content

User generated content (UGC) é um termo que surgiu pela primeira vez no meio digital em 2005 quando a internet começou a ser amplamente utilizada e democratizada. UGT consiste em nada mais nada menos do que conteúdo que é produzido pelos utilizadores. Ou seja, quando aplicado ao marketing consiste no conteúdo gerado pelo utilizador sobre uma determinada marca.

Numa fase inicial, o UGC estava muito na base dos comentários e reviews polarizado nas redes sociais e outras plataformas digitais das marcas como por exemplo as lojas online. Nos últimos anos, veio ganhar popularidade com o crescimento do marketing de influência e dos influenciadores digitais.

Hoje em dia, o UGC é amplamente valorizado pelos consumidores que tendem a confiar mais na palavra de consumidores reais. Por este motivo as marcas têm vindo a adotar estratégias promotoras da partilha e desenvolvimento deste tipo de conteúdo gerado pelo consumidor.

Vantagens do User generated content

A utilização de UGC na sua estratégia de marketing tem várias vantagens entre as quais as que se seguem.

  1. Traduz credibilidade para a sua marca

O conteúdo gerado por outros consumidores é mais valorizado e tem um grau de elevada importância na tomada de decisão. Por exemplo, o impacto de um comentário negativo de um consumidor é superior a qualquer comunicação feita pela marca. O mesmo se aplica quando o conteúdo é positivo.

  1. Baixo investimento

A produção de conteúdo é um dos grandes investimentos em marketing digital para a maioria das empresas. A utilização de UGC na sua estratégia permite reduzir drasticamente o investimento nesta produção de conteúdo.

  1. Recebe insight valiosos

Ao dar espaço aos seus clientes para fazerem parte da sua marca e contribuírem com conteúdo abre a porta a feedbacks que se podem traduzir em novas ideias e visões importantes para o seu negócio. 

Partilhe Este Artigo:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

Deixe O Seu Comentário

Artigos Relacionados:

Produtividade

Distrações que impedem a produtividade e como as evitar

A realidade é que o nosso dia de trabalho é um campo minado de distrações. Seja por infindáveis notificações de e-mail, colegas tagarelas ou tentações que espreitam a cada esquina, a produtividade fica em cheque e a sensação de que se poderia ter feito mais é uma constante.

Receba Conteúdos Exclusivos

Receba Semanalmente s melhores conteúdos sobre marketing, vendas, web e empreendedorismo.